segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Evolução da Arquitetura de Software

Evolução da Arquitetura de Software


A cada época é possível escolher a "melhor" arquitetura a ser usada, porém como saber qual é a melhor de verdade? Essa pergunta sempre persegue os arquitetos e desenvolvedor no dia a dia, porque são tantas opções e opiniões que na maioria das vezes simplesmente escolhemos a opção mais utilizada no mercado atual.

Definitivamente o ponto mais importante na escolha de um modelo de arquitetura, é o domínio da mesma. Não adianta nada escolher algo que estão em alta no mercado, porém não se tem um profundo conhecimento do seu funcionamento, configurações e características. você estará provavelmente incorrendo em grande chances de perder o controle e gerar problemas futuros, por falta de domínio da arquitetura.

O primeiro passo para escolher a arquitetura é conhecer teoricamente seu modelo. Hoje o acesso ao conteúdo é vasto, simples e muito fácil, afinal a internet está ai para isso, porém importante descartar, é que estudar não é simplesmente achar uma solução, copiar, colar e testar, o conceito de estudar é tomar para si conhecimento e saber utilizá-lo na obtenção de resultado com ciência de seu funcionamento.

Com o conhecimento técnico adquirido, o próximo passo é efetuar a prática do modelo, por que ela irá lhe atribuir outros conhecimentos além da teoria, a cada nova implementação você terá a oportunidade de realizar o conhecimento, a possibilidade de descobrir novos pontos que aumentaram sua confiança na utilização da referida arquitetura, aumentando seu nível de experiência.

Por fim, compartilhar esse conhecimento, na maioria das vezes, é praticamente impossível ter todos os conhecimentos e nuances sobre uma solução. Pelo meio do compartilhamento podemos preencher essas pequenas lacunas com a experiência alheia e ainda, fornecer informações para que outros possam acelerar seu processo de maturação. Ou seja podemos fomentar melhores profissionais criando um ambiente corporativo com mais qualidade.

E claro, mesmo que você tenha o autoridade sobre um ou mais modelo de arquitetura, nunca se esqueça que, em tecnologia o "melhor" de hoje, inevitavelmente se tornará o "obsoleto" no amanhã. Por isso jamais deixe de continuar adquirindo conhecimento, experimentando novos modelos, por assim além de um arquiteto de completo,  você se tornará um grande profissional com o perfil dinâmico.

Marcelo Goberto de Azevedo 
Arquiteto na GFT Brasil

https://marcelogoberto.blogspot.com/