segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

10 lições do Almirante McRaven Aplicadas em sua Carreira

O Almirante William H. McRaven foi um SEAL que serviu durante 37 anos na Marinha do Estados Unidos e através de seu livro “Arrume a sua Cama” exemplificou valiosas lições que aprendeu nesta organização e que podemos aplicar em nossas carreiras para ajudar no desenvolvimento profissional.

Pequenas tarefas são importantes

Todos somos guiados a executar grandes feitos para aumentar a eficiência de nossas conquistas, entretanto para executar esses feitos é fundamental ter controle, planejamento, persistência, resiliência, tenacidade, sagacidade entre outras habilidades. E precisamos praticar todas essas habilidades várias vezes ao dia para aumentar nosso domínio delas, basicamente executando tarefas menores com primor, se você consegue criar um alto nível de comprometimento com a execução de uma tarefa, mesmo que pequena, sua mente irá se moldar a executar sempre os passos do procedimento para garantir o desempenho.

Ajude e permita-se ser ajudado

Todos nós atuamos em grupos, grandes ou pequenos, são raros os objetivos corporativos em que a atuação depende somente da nossa ação. Praticamente temos que fortalecer nossas relações para aumentar as chances de sucesso para conquistar as metas, entregas, indicadores entre outros fatores. E a melhor forma de criar relações fortes e ajudar e permitir ser ajudado, isso criará um vínculo mais forte, pois irá demonstrar seu comprometimento tanto em estender a mão, como humildade para solicitar uma mão estendida.

Seja humano com humanos

Nós sempre gostamos quando somos tratados com respeito, atenção e cuidado, se isso é tão importante para nós, devemos defender esses tratamentos e estendê-lo a todos que nos cercam. Mesmo estando no meio empresarial ainda somos pessoas com todo o pacote incluso, portanto se faz necessário que tenhamos a sublime sutileza de praticar empatia com o próximo.

Abrace suas falhas e aprenda com elas

Voltando ao tema que todos somos humanos, uma certeza universal é que humanos são falíveis, tendo essa certeza em mente como podemos transformar essa condição em vantagem na carreira? Simplesmente aprendendo com cada uma das suas falhas, mesmo que elas aconteçam repetidamente, porque será através da análise e conhecimento da causa e efeito, que poderemos gerar novos comportamentos preventivos para evitá-las e até mesmo aprimorar nossa eficiência.

Dificuldades são nicho das fortalezas

Sempre ouvimos o quanto é importante sair da zona de conforto, isso porque estar nesta conjuntura é garantia que obstáculos apareceram e precisaram ser superados, e durante esse processo nossa mente irá desenvolver nossos caminhos neurais e armazenar novos conhecimentos. Os resultados dessas dificuldades será criar novas habilidades que poderão ser transformadas em vantagens, por isso, é essencial se expor com controle nestas situações para possibilitar a criação de fortalezas.

Não tenha medo, de absolutamente nada

São insignificantes as situações dentro de uma empresa que você irá colocar sua vida em risco, o máximo que poderá acontecer é não dar certo. Dado que você está num ambiente seguro, você não precisa ter medo de nada para que possa arriscar em dar um próximo passo, assumir uma nova posição, atuar em outra área, ou seja, cada oportunidade sempre é um trampolim para o próximo nível, basta estar na prancha para produzir experiências e ter a chance de impulsionar sua carreira.

Exale confiança e coragem

Uma vez que o medo não faz parte do seu dia a dia, você tem a obrigação de estar sempre confiante no próximo passo, na execução de uma tarefa, assumir uma responsabilidade. Enfim, utilize todo seu histórico profissional e pessoal para balizar essa coragem e transmitir aos colegas sua confiança no sucesso de qualquer empreitada. O positivismo realista com certeza irá garantir que o caminho se torne mais leve.

Sempre esteja preparado

Não importa a situação, condição ou local, se você está previamente municiado de informações suas chances de sucesso aumentam vertiginosamente. Para as situações já conhecidas você tem a obrigação de se preparar antecipadamente, para as desconhecidas você poderá criar roteiros de aquisição de novos conhecimentos para ir aumentando suas habilidades em assuntos diversos.

Seja Pró-Realista

Resumidamente, o positivismo é a capacidade de ter domínio dos conhecimentos para tratar as situações, acoplando a isso, a realidade, podemos gerar um fator motivacional que fornecerá uma força extra para auxiliar na execução de tarefas. É mais ou menos como vislumbrar o destino antes mesmo de sair do lugar numa caminhada, se você conhecer o local que irá chegar a caminhada se torna mais fácil, pois você disparará um gatilho em sua mente que criará uma zona de segurança.

Para criar resiliência, você não pode evitá-la

Só podemos criar resistência se fortalecermos o material, neste caso o material é nossa mente e a resistência é expor-se a situação fora da nossa zona de conforto, mas só o fato de se expor- não é suficiente, é indispensável que não desistamos no caminho, porque tudo aquilo que é diferente gerará desconforto e muitas vezes tentamos nos convencer que não é mais necessário, são raras as ocasiões que devemos desistir, para isso faça sempre um excelente plano de execução para tomar ciência de todas as dificuldades que enfrentará e esteja preparado mentalmente para vencê-las.

Acredito que utilizando essas dicas, poderemos alavancar nossas carreiras em curto, médio e longo prazo. O mais importante, assim como arrumar sua cama diariamente explanado pelo Almirante McRaven, é criar consciência da sua responsabilidade sobre sua carreira, conduzi-la para a direção que deseja e trará-lá com planejamento para garantir um crescimento contínuo e eficaz.

Marcelo Goberto de Azevedo 

Arquiteto na GFT Brasil

//marcelogoberto.com.br