quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Hábitos Desnecessários para um Desenvolvedor




Todos sabemos que existem vários tipos de desenvolvedores, mas o que realmente determina a qualidade de código, não é necessariamente o conhecimento somente por si só, nesta métrica temos que levar em consideração sua a postura e seus hábitos no dia a dia. Alguns desses hábitos que são cultivados não ajudam e nem auxiliam no crescimento do ambiente corporativo, por isso que são desnecessário e devem ser evitados.

Meu código é o MELHOR!

Um dos maiores obstáculos de qualquer profissional, é simplesmente seu "Ego", quando este começa a tomar proporções, atrapalha o seu envolvimento com o time, porque acaba sempre ocupando um espaço entre você e os demais. Procure manter-se sempre humilde, principalmente em questão de ajudar aqueles que estão ao seu redor no dia a dia, oferecendo dicas construtivas, mentoria para uma melhor qualidade e evite ao máximo comparativos competitivos. Lembre-se, quando acreditamos que somos os melhores, fechamos as portas para novos conhecimentos.

Arrumo isso num piscar de olhos!

Muitas vezes é tentador resolver problemas da forma mais rápida possível, garantindo assim notoriedade. A forma mais comum para dar velocidade é a utilização de atalhos que são aplicados no curto prazo, contudo na grande maioria das vezes ocasiona um grande prejuízo no decorrer do tempo. É importante concedermos tempo para o completo entendimento e analise da melhor solução possível, um visão inicial e global pode oferecer uma solução mais trabalhosa, porém mais consistente e eficiente.

Eu lembro de tudo, não é necessário documentar!

Primeira verdade absoluta, é que ninguém é eterno, somente os documentos, veja o exemplo dos hieróglifos. Os desenvolvedores em sua maioria são dotados de excelente memória e raciocínio rápido, toda via todos somos falíveis, desde um simples deslize, como um afastamento por saúde. Devemos pensar que documentar deve ser um processo natural e cotidiano, porque qualquer documentação pode ajudar mais que nenhuma documentação.
Um desenvolvedor que evita documentar ou compartilhar seu conhecimento, não será transformado num membro insubstituível, ele com certeza será tratado como um passivo "forçoso" para empresa.

Não fui Eu!

Lembrando que todos somos falíveis, os desenvolvedores também se enquadram neste conjunto, logo devem praticar o habito de assumir as responsabilidades por falhas cometidas ao longo do processo de desenvolvimento. É muita mais fácil colocar a culpa, em documentos, membros da equipe, usuários que não utilizam corretamente o sistema, etc. Assumir erros oferece dois grandes bônus, primeiramente a oportunidade de aprender, porque toda falha é uma oportunidade de aprendizado, e o outro é sinalizar para todos o alto grau de envolvimento, criando uma reputação de comprometimento na empresa.

Esses são alguns dos hábitos que devem ser evitados, porém podemos resumi-los em uma única palavra, atitude.  Ter uma atitude boa e positiva, aliado com um pensamento positivo, refletirá no que você faz e o tornará um desenvolvedor mais produtivo.

Marcelo Goberto de Azevedo
Arquiteto na GFT Brasil
https://marcelogoberto.blogspot.com/