domingo, 2 de fevereiro de 2020

Resenha do Livro: A SUTIL ARTE DE LIGAR O F*DE-SE

Uma estratégia inusitada para uma vida melhor



Esse livro foi lançado 2017 chegando rapidamente ao TOP 10, com certeza um dos principais fatores é seu título, inusitado e chamativo, porque utilizar-se de um palavrão, e neste caso um super expressivo palavrão, ajudou muito a despertar a curiosidade dos leitores.

O conteúdo que o livro apresenta é bem completo a respeito do seu tema, são várias mini histórias para exemplificar seus argumentos, boa parte dessas histórias estão embasadas na própria experiência do autor, o que cria um simpatia e facilitar a criação de um enredo metal. A leitura é muito agradável e de fácil entendimento, uma vez que os pontos abordados são curtos em média, de 5 a 15 minutos de leitura, facilitando a leitura em partes.

Transpondo os conceitos apresentados no livro para o ambiente da tecnologia, muitos profissionais acabam tendo uma postura conturbada e complicada por ter falta de maturidade em situações de stress, pressão ou ainda alto nível de comprometimento, e o resultado disso em muitos casos é ligar o fod*-se de uma forma negativa, gerando uma cadeia de prejuízos para todos envolvidos. Este livro oferece uma visão romântica do fod*-se, ou seja, ele explica como devemos se depreender dos pensamentos negativos e posturas pessimistas ao nossa jornada. Ou seja, ligar o fod*-se e ter uma consciência melhor do que realmente é importante, aquilo que deve ter uma energia empregada com qualidade que agregará valor ao final de cada ação. E isso, pode ser tranquilamente aplicado no cenário coorporativo de tecnologia, porque atualmente a quantidade de informações, ações e atividades estão crescendo exponencial com a criação acelerada de novas ferramentas, processos, metodologias, tecnologias em geral. Se não criarmos um mecanismo de priorizar e dar foco, na maioria da vezes estaremos caminhando em círculos, por estarmos demais preocupado com um resultado inatingível por falta de objetivo, metas e principalmente foco.

O encerramento do livro é bem dramático quando descrever o ultimo exercício como uma caminho para a morte, contudo  nos faz refletir a real importância de nossa importância como indivíduos único e especial em nosso dia a dia. Recomendo a leitura para profissionais de TI, porque o livro ajudará a criar uma nova perspectiva de você, onde você se encaixa e principalmente como deve ser sua forma de pensar em relação a sua postura profissional.

Marcelo Goberto de Azevedo
Arquiteto na GFT Brasil
https://marcelogoberto.blogspot.com/