segunda-feira, 13 de abril de 2020

Dizer “Eu Não Sei” é Metade do Conhecimento




O autor da frase do título desse artigo é Malik Ibn Anas, ele viveu no século VII e foi um advogado muçulmano e também considerado um estudioso das jurisprudência islâmica. Certa vez um aluno preparou 40 questões para serem respondidas por Anas. Ele respondeu somente quatro perguntas e para outras 36 perguntas respondeu com "Eu não sei". Quando o aluno questionou Anas porque respondeu dessa maneira, ele disse: " Quem é perguntado sobre algo pelo qual não tem conhecimento, não deve ter vergonha de dizer".

Nos dias atuais nas organizações tende haver uma forte pressão para fingir que sabemos das coisas, estamos condicionados a ter e fornecer respostas rápidas como um sinal de competência e liderança, nos comportamos como se todas as lacunas do conhecimento devessem ser preenchidas imediatamente. Entretanto, aliado a essa falta de verdade, temos um acordo tácito que todos fingirão ficar surpresos quanto as coisas derem errado, por conta da falta do conhecimento.

Por que as pessoas acham tão difícil dizer "Eu não sei"?

Líderes são capazes de definir uma visão, levar outras pessoas a comprá-la e mobilizá-la para produzir a mudança necessária para alcançar essa visão. A ideia de muitas pessoas de um líder competente envolve alguém capaz de ver o que os outros não veem. Isso geralmente pode se traduzir em nunca dizer "Eu não sei".

"Eu não sei" é uma resposta legítima, aceitável e mais importante - responsável quando você não sabe uma resposta. Quando estamos assumindo que não temos o conhecimento, criamos a oportunidade de abrir uma lacuna para preenchê-la, ou seja, já estamos na metade do caminho para adquirir o conhecimento, simplesmente despertando a ciência que nos falta a informação, iremos permitir a oportunidade de criar um planejamento para aquisição desse conhecimento num prazo estipulado.

Existe uma maneira muito simples de identificar um especialista real versus um falso. Procure essas três pequenas palavras: "Eu não sei". O falso sempre terá todas as respostas, enquanto o especialista real estará disposto a admitir o que não sabe, pois os reais são motivados pela curiosidade. A credibilidade reside na capacidade de rastrear, pesquisar e sintetizar informações e fornecer essas informações no formato adequado para as pessoas adequadas.

Quando for questionado e não souber a resposta ou ainda não estiver confiante do conhecimento, de uma forma elegante é simplesmente dizer: "Eu não sei a resposta para essa pergunta importante e não quero lhe dar meia resposta. Deixe-me voltar para você até o final do dia." Então na próxima vez em que você for perguntado sobre algo que não souber a resposta imediatamente, tente começar com "Eu não sei...", tenha certeza que irá se desenvolver muito por estar disposto a falar essas três palavras.

Marcelo Goberto de Azevedo
Arquiteto na GFT Brasil
//marcelogoberto.com.br