segunda-feira, 6 de abril de 2020

Usando Análise de Código no Visual Studio 2019 para Melhorar a Qualidade do Código


O Visual Studio oferece um recurso que executa análise de código estático para ajudar os desenvolvedores a identificar potenciais melhoras de design, globalização, interoperabilidade, desempenho, segurança, entre outras categorias de problemas que podem ser evitadas. A análise de código pode ser executada manualmente ou há qualquer momento dentro do projeto no Visual Studio. Uma outra vantagem é utilizada no processo de entrega continua (CD) , ela pode ser configurada para ser executada automaticamente no Azure DevOps.



Por que usar a análise de código estático?

A principal razão é que todos códigos será verificado antes da execução, ou sejam, análise estática verifica TODOS os códigos. Podem ser encontradas vulnerabilidades em códigos  que não estejam sendo executados, ou que não sejam de nosso conhecimento quando existem soluções monolíticas.

O segundo benefício é que você pode definir as regras específicas para o projeto e elas serão seguidas sem nenhuma intervenção manual. Se alguém esquecer de seguir essas regras, elas serão destacadas pelo analisador de código estático. Outro benefício é que podem ser identificados falhas no início do ciclo de desenvolvimento, o que significa menos custo para corrigi-los.

Vamos ver como ativar e configurar o analisador de código no Visual Studio 2019 para um projeto:

1. Abra a solução no Visual Studio 2019
2. Abra as propriedade do projeto e selecione a opção "Análise de Código"



3. Na parte de "Configurar Conjunto de Regras" você poderá definir e/ou configurar as regras que deseja que sejam validadas, para esse exercício vamos selecionar a opção "Todas as Regras da Microsoft"



4. Depois basta selecionar no menu "Compilação" a opção "Executar Análise de Código na Solução"



5. Como resultado da analise na "Lista de Erros" será exibidos todas as sugestões para melhorar o código



6. Clicando sobre um item, será exibido o ponto onde deve ser feita a interação para implementação da solução



7. Depois que implementar as melhorias, basta executar novamente a análise para atualizar a lista de recomendações.

Através da utilização de análise de código podemos garantir melhores códigos e principalmente ir aprender as melhores práticas através das recomendações, porque cada vez que efetuarmos uma implementação estaremos aprender uma boa prática, que com certeza será aplicada durante o processo de criação num próximo desenvolvimento.

Marcelo Goberto de Azevedo
Arquiteto na GFT Brasil