segunda-feira, 30 de março de 2020

A Maior Virtude de um Profissional de TI Sênior




Após praticamente 30 de anos de tecnologia vigente em nosso cotidiano e com centenas de títulos e posições criadas, já temos um grande número de profissionais que se enquadram na categoria Sênior, porém a mais importante das virtudes é completamente deixada de fora na maioria das vezes por esses profissionais no dia a dia. Não é que ela seja desconhecida ou menos importante, é que essa característica deveria ser intrínseca ao perfil Sênior e praticada em todos os momentos. 

Essa virtude é a Paciência!

Quando iniciei minha na carreira, toda tarefa designada à mim, me parecia urgente e deveria ser feita o mais brevemente possível para atender o prazo estipulado, e todos sabemos como os prazos são importantes, logo, a questão não é atrasar as tarefas, mas a velocidade que ela é iniciada, ou seja, não se dedicava muito tempo para "pensar" e sim parte  para "executar". Isso é típico de quem esta começando e não detém de muita experiência, entretanto sobra energia.

Com o passar dos anos, muitas experiências são adquiridas, seria muito natural que os profissionais mais seniores tenham posturas mais parecidas com sábios, que por conta de suas bagagens, tendem a analisar, estudar, avaliar e debater antes de iniciar qualquer movimento, vejamos esse lindo exemplo de um sábio diante de uma adversidade.

Conta a lenda que um velho sábio, tido como mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário no quesito “paz interior”. Certa tarde, um aprendiz apareceu com a intenção de desafiar tal mestre.

E o aprendiz começou a vociferar contra o mestre. Chegou até a jogar algumas pedras em direção ao sábio. Durante horas, ele fez tudo para provocá-lo, mas o sábio permaneceu impassível! No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o aprendiz se deu por vencido e foi embora.

Impressionados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade. Aí o mestre perguntou: “Se alguém chega até você com um presente e você não o aceita, a quem pertence o presente?” “A quem tentou entregá-lo”, respondeu um dos discípulos e o mestre completou: "A sua paz interior depende exclusivamente de você. Ninguém pode lhe tirar a calma. Só se você permitir."

No conto figurativo, graças a experiência do sábio aliada a paciência, ele pode resolver a situação sem a necessidade de nenhum rompante. A paciência é uma virtude que não pode ser confundida com a tolerância excessiva, com a aceitação da falta de qualidade, com o não cumprimento do dever. Uma pessoa paciente é aquela que tem domínio sobre o seu ser, ou ainda a capacidade de resistência a influências externas e o domínio da própria vontade.

A paciência é uma virtude fundamental para um profissional sênior. Ela pressupõe um exercício constante de empatia, ou seja, de se colocar no lugar de outra pessoa, isso auxilia muito no trabalho em equipe. Requer a humildade para respeitar opiniões alheias mesmo que delas discordando, auxiliar aqueles que estão iniciando na carreira, manter a calma em momentos turbulentos e principalmente se utilizar dela para inspirar a todos a sua volta.

Marcelo Goberto de Azevedo 
Arquiteto na GFT Brasil
//marcelogoberto.com.br