O PowerBI é uma ferramenta de analise de dados, assim como
outras do mercado: Tableau, QlikView, entre outras. Elas se propõem a fornecer
a descoberta de dados através de Inteligência de Negócio (BI) . Atualmente as
empresas detém um enorme repositório de dados provenientes de múltiplos
sistemas e todas essas informações podem fornecer indicadores (KPIs), painéis,
visões, gráficos, relatórios que ajudam em tomadas de decisão. Entretanto a compilação, agrupamento,
normatização e relacionamentos desses dados sem uma ferramenta de BI é
praticamente impossível.
Vamos iniciar um dashboard no Power BI para que possamos
entender um cenário básico e sua rápida aplicação, existem duas formas de
construir um relatório, pode ser feito diretamente através do site http://www.powerbi.com/ ou efetuar o
download do PowerBi Desktop, neste artigo estarei utilizando a versão desktop.
Para esse primeiro contato, vamos exemplificar como criar um
mapa com dados provenientes de um arquivo csv online, vamos utilizar os dados
referentes aos casos confirmados do corona vírus ao redor do mundo para criar
um mapa de pontos de casos.
O primeiro passo será criar um "conjunto de
dados", vamos iniciar a importação do arquivo com informações, esse
arquivo que iremos utilizar está disponibilizado dentro de uma estrutura no
Github
Vamos selecionar a opção "Web" para criar essa
fonte de dados
Devemos informar o caminho do arquivo, importante saber que
estando referenciado na internet, se a origem dos dados forem atualizadas, seu
relatório poderá efetuar essa atualização rapidamente.
Os dados serão carregados, porém a primeira linha não está
como cabeçalho, para isso será necessário clicar em "Transformar os
Dados"
E selecionar a opção "Usar a Primeira Linha como
Cabeçalho", automaticamente acontece a referência, após isso podemos
finalizar a importação clicando na opção "Fechar e Aplicar"
Os dados foram carregados para dentro do PowerBi, podemos
ser utilizados para criação dos elementos
Para uma simples exibição, basta agora adicionar o elemento
de mapa e referenciar o campo, primeiramente façamos a inclusão do elemento
"Mapa"
Basta definir a propriedade "Localização" com o
campo "Country/Region" e a propriedade "Tamanho" com o campo "3/7/20"
Pronto, seu mapa estará exibindo os locais que tiveram casos
confirmados até o dia 07 de março de 2020.
Com um simples ajuste, também podemos exibir uma tabela para
exibição do dados.
Em apenas alguns minutos foi possível criar um gráfico a
partir de uma fonte de dados na nuvem. No próximo exemplo, vamos explorar a
utilização de dados de múltiplas origens e criar relacionamento entre esses
dados para criação de relatórios complexos.