segunda-feira, 9 de março de 2020

Primeiro Dashboard no PowerBI


O PowerBI é uma ferramenta de analise de dados, assim como outras do mercado: Tableau, QlikView, entre outras. Elas se propõem a fornecer a descoberta de dados através de Inteligência de Negócio (BI) . Atualmente as empresas detém um enorme repositório de dados provenientes de múltiplos sistemas e todas essas informações podem fornecer indicadores (KPIs), painéis, visões, gráficos, relatórios que ajudam em tomadas de decisão.  Entretanto a compilação, agrupamento, normatização e relacionamentos desses dados sem uma ferramenta de BI é praticamente impossível.

Vamos iniciar um dashboard no Power BI para que possamos entender um cenário básico e sua rápida aplicação, existem duas formas de construir um relatório, pode ser feito diretamente através do site http://www.powerbi.com/ ou efetuar o download do PowerBi Desktop, neste artigo estarei utilizando a versão desktop.

Para esse primeiro contato, vamos exemplificar como criar um mapa com dados provenientes de um arquivo csv online, vamos utilizar os dados referentes aos casos confirmados do corona vírus ao redor do mundo para criar um mapa de pontos de casos.

O primeiro passo será criar um "conjunto de dados", vamos iniciar a importação do arquivo com informações, esse arquivo que iremos utilizar está disponibilizado dentro de uma estrutura no Github




Vamos selecionar a opção "Web" para criar essa fonte de dados



Devemos informar o caminho do arquivo, importante saber que estando referenciado na internet, se a origem dos dados forem atualizadas, seu relatório poderá efetuar essa atualização rapidamente.



Os dados serão carregados, porém a primeira linha não está como cabeçalho, para isso será necessário clicar em "Transformar os Dados"



E selecionar a opção "Usar a Primeira Linha como Cabeçalho", automaticamente acontece a referência, após isso podemos finalizar a importação clicando na opção "Fechar e Aplicar"



Os dados foram carregados para dentro do PowerBi, podemos ser utilizados para criação dos elementos



Para uma simples exibição, basta agora adicionar o elemento de mapa e referenciar o campo, primeiramente façamos a inclusão do elemento "Mapa"



Basta definir a propriedade "Localização" com o campo "Country/Region" e a propriedade "Tamanho"  com o campo "3/7/20"



Pronto, seu mapa estará exibindo os locais que tiveram casos confirmados até o dia 07 de março de 2020.



Com um simples ajuste, também podemos exibir uma tabela para exibição do dados.

Em apenas alguns minutos foi possível criar um gráfico a partir de uma fonte de dados na nuvem. No próximo exemplo, vamos explorar a utilização de dados de múltiplas origens e criar relacionamento entre esses dados para criação de relatórios complexos.


Marcelo Goberto de Azevedo
Arquiteto na GFT Brasil
https://marcelogoberto.blogspot.com/