quarta-feira, 11 de março de 2020

Desenvolvimento de Projeto Colaborativo Online


Já imaginou um time de colaboradores desenvolvendo em modo colaborativo em tempo real sem estar fisicamente no mesmo local, cada desenvolvedor pode escrever e verificar códigos que estão sendo gerados ou modificados instantemente com segurança.


O Live Share do Visual Studio 2019 agora permite essa funcionalidade, o processo é bem simples e rápido, neste artigo vamos exemplificar como iniciar.

O VS 2019 já contém essa funcionalidade habilitada, 
o VS 2017 é necessário a instalação através do Marketplace.

Primeiro passo é abrir o projeto que deseja efetuar a colaboração, depois você deve clicar na opção “Live Share” localizada no topo direito da janela.


Assim que a sessão for criada será exibido uma notificação e o atalho para a sessão que deverá ser enviado para os participantes já estará na sua área de transferência.


Importante: Somente neste momento você pode alterar a sessão
para somente leitura através da opção “Make read-only”

Conforme os convidados forem entrando, por padrão não é necessária autorização para ingressar, se deseja habilitar uma autorização, você pode configurar através da opção Tools > Options > Live Share > Authetication > Require guest aprroval. Outras configurações que são importantes:
  • Co-debbugging > Allow guest Control - Permite os convidados possam iniciar, pausar e habilitar pontos de parada;
  • Share Build > Allow guest control – permite que o usuário inicie a compilação do projeto remotamente;
  • Advanced > Increased guest limit – Por padrão somente 5 convidados são permitidos, alterando essa propriedade o público poderá ser de até 30 convidados.


Quando o usuário acessar o atalho para se juntar a sessão, será necessário aceitar a abertura do tipo de atalho, para que inicie automaticamente o Visual Studio com a sessão na máquina do convidado, esse processo pode ser um pouco lento, alguns segundos, por conta de subir a instância.


Através da aba “Live Share” será possível verificar os participantes que estão conectados na sessão, você poderá habilitar a função “Follow” que faz com que sua interface siga os passos desse usuário e você poderá também encerrar a sessão de um determinado usuário.


Quando um projeto Web é executado os convidados recebem uma notificação para que possam aceitar a abertura da instância do navegador.



Ponto Interessante: Para cada ponto de interação de um convidado fica evidenciado através de indicador visual e se você marcar para seguir o usuário, suas telas ficaram sincronizadas.



Agora ficou mais fácil programar, você pode reunir toda a equipe ao mesmo tempo.

Marcelo Goberto de Azevedo
Arquiteto na GFT Brasil
https://marcelogoberto.blogspot.com/