quarta-feira, 16 de abril de 2025

Gestão do Conhecimento: Uma Abordagem a Partir da Ciência da Informação

 


Introdução

A Gestão do Conhecimento (GC) é um campo multidisciplinar que emerge da necessidade de lidar de forma estratégica com a informação e o conhecimento nas organizações e na sociedade. No contexto da Ciência da Informação (CI), a GC ocupa papel central, articulando métodos, técnicas e fundamentos que visam transformar informação em conhecimento útil, acessível e aplicável.

Este artigo busca discutir a Gestão do Conhecimento explorando seus fundamentos, objetivos, processos e impactos na construção de saberes, com foco na aplicação social e coletiva.


A Informação como Base do Conhecimento

Segundo o mapa conceitual, a informação é compreendida como a força construtiva da sociedade, atuando como fonte e insumo do conhecimento. Tudo pode ser informação – dados, documentos, objetos ou eventos – desde que situados em um contexto apropriado.

A Gestão do Conhecimento se apropria dessa visão ao tratar a informação como recurso estratégico. O processo de transformar dados e informações em conhecimento envolve:

  • Armazenamento

  • Recuperação

  • Disseminação

  • Processamento

Essas funções são mediadas pela conexão com o usuário e têm como objetivo resolver problemas da informação de forma eficiente.


Finalidade e Propósito da Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento visa habilitar a geração de conhecimento de forma estruturada e colaborativa. Sua atuação está centrada no coletivo social, com enfoque sócio-cognitivo, destacando-se como instrumento de desenvolvimento humano e organizacional.

Esse propósito está alinhado com os objetivos centrais da Ciência da Informação:

  • Investigar as propriedades e comportamentos da informação

  • Transmitir conhecimento para aqueles que necessitam

  • Organizar, gerir e explorar informação


Abordagem Interdisciplinar e Tecnológica

A CI é uma ciência interdisciplinar, construída com base em saberes oriundos de áreas como:

  • Biblioteconomia

  • Ciência da Computação

  • Ciência Cognitiva

  • Comunicação

Na GC, essa interdisciplinaridade permite integrar tecnologia da informação (TI) às estratégias de gestão, respondendo às mudanças na sociedade da informação e ampliando as possibilidades de comunicação, construção e compartilhamento do conhecimento.


Processos da Gestão do Conhecimento

A GC envolve múltiplas etapas interligadas que formam um ciclo contínuo:

  1. Captura do conhecimento: identificação de fontes internas e externas.

  2. Organização e classificação: aplicação de metodologias para estruturar o conhecimento.

  3. Armazenamento: utilização de bases digitais e repositórios.

  4. Compartilhamento: disseminação através de redes colaborativas.

  5. Aplicação: uso do conhecimento em processos decisórios e operacionais.

  6. Avaliação e retroalimentação: revisão e aprimoramento contínuo.

Esses processos requerem tanto técnicas manuais quanto mecânicas, e devem ser orientados para o fluxo e uso da informação, conforme destacado no mapa.


Contribuições Teóricas

Entre os pensadores que contribuíram para os fundamentos da Ciência da Informação – e, por extensão, da GC – destacam-se:

  • Paul Otlet e Vannevar Bush, pioneiros na organização do conhecimento.

  • Harold Borko, que define a CI como campo interdisciplinar.

  • Tefko Saračević, com estudos sobre relevância e recuperação da informação.

  • Michael K. Buckland e Birger Hjørland, com abordagens sociocognitivas e epistemológicas.

Esses autores influenciam diretamente os princípios que regem a Gestão do Conhecimento nas organizações contemporâneas.


Considerações Finais

A Gestão do Conhecimento, ancorada na Ciência da Informação, representa uma resposta estratégica às demandas da sociedade contemporânea por eficiência informacional, inovação e inteligência coletiva. Ao considerar a informação como matéria-prima fundamental para a geração de conhecimento, a GC promove um ciclo virtuoso de aprendizado e transformação.

Na era da informação, gerir o conhecimento é mais do que uma vantagem competitiva: é uma necessidade vital para organizações, instituições e comunidades que desejam evoluir de forma sustentável e colaborativa.

Faça o download do Mapa Conceitual da Ciência da Informação

https://drive.google.com/file/d/1qUcME4x5qJ8CMcrRaWkvu_4boGGR3rT1/view?usp=sharing