domingo, 24 de maio de 2020

Lançamento do Microsoft Cloud para Área Médica


Em virtude do cenário atual da pandemia do Covid-19, muitas empresas se viram obrigadas a acelerar sua transformação digital. Por conta desse episódio global a Microsoft anunciou durante o evento Microsoft Build 2020, o lançamento do pacote de serviços na nuvem voltado para a área de saúde, o Microsoft Cloud for HealthCare. Esse oferta reúne vários recursos confiáveis que aumentam o envolvimento de pacientes, conecta os profissionais de saúde para melhorar a colaboração, facilita a criação de resultados para a tomada de decisões e oferece todo um ambiente seguro e confiável para os dados. Esse novo serviço proporciona uma forma de acelerar à transformação digital da saúde.  

Aumentar o Engajamento de Pacientes

Hoje o paciente precisa e necessita estar no controle de muitas atividades, para que possa facilitar a resolução de seus problemas, e que facilidade maior que ter acesso as informações quando necessário. Um dos principais serviços foi a disponibilidade de um serviço de Bot voltado para área de saúde, que possibilita de forma rápida e simples, a utilização de inteligência artificial em uma chat de atendimento com autoavaliação e dados institucionais, como localização de unidades, especialidades médicas e horários de atendimento para os pacientes. Outro serviço é a utilização do Microsoft Teams para criar possibilidade de interações virtuais em um canal seguro e privado, entre o paciente e o profissional de saúde. Através de um simples atalho recebido por e-mail a consulta virtual poderá ser realizada através de qualquer interface que tenha acesso a internet.

Fomentar a Colaboração entre os Profissionais

Num mundo totalmente conectado é imprescindível que os profissionais de saúde possam colaborar de forma mais objetiva e simplista para oferecer mais qualidade, um dos principais serviços que podem auxiliar é o Microsoft Teams que alia bate-papo, reuniões de voz e vídeo e oferece gravação e transcrição, além de recursos seguros de mensagens, disponíveis em todos os dispositivos. A Microsoft ainda anunciou a disponibilização de um aplicativo Bookings no Microsoft Teams, que irá permite que as assistências médicas agendem, gerenciem e realizem visitas virtuais para paciente.

Proteção e Interoperabilidade dos Dados  

Os dados de pacientes são a principal de insumo que necessita estar protegida contra possíveis falhas de segurança e principalmente estar num formato que possa ser utilizado por toda cadeia de soluções que devem ter acesso. Por conta disso, a nuvem já está preparada para garantir as melhores condições e praticas para proteger esses dados, assim como a questão de integração desses dados, a Microsoft foi a primeira nuvem a oferecer um serviço FHIR no Azure – esse serviço permite que as organizações médicas gerenciem seus dados no formato FHIR, esse padrão foi desenvolvido HL7 para normatizar os dados clínicos e facilitar a leitura e interpretação dos dados.

Prover Melhores Intuições

A utilização de inteligência artificial e serviços cognitivos oferecem várias ferramentas para efetuar grande analise de dados de forma rápida e gerar resultado consistentes para tomadas de decisão, desde a analise de centenas de milhares de exames para detecção de um padrão de infecção, como treinamento da máquina para efetuar detecção de possíveis doenças em imagens de ultrassom, raio-x, etc. Outra facilidade é criação de aplicativos e fluxos de trabalho sem código/código baixo em horas ou dias, não semanas ou meses para resolver pequenos atividades que podem auxiliar no ganho de eficiência.

No sábado (23/maio) a GFT efetuou uma transmissão ao vivo com vários especialistas, Diego Cardoso, Cleiton Felipe Moraes, Juliano Custódio, Julio Arruda, Josué Vidal, MBA e Rogério Rodrigues para comentar todas as novidades que foram apresentadas durante o Build 2020, entre os assuntos desse bate papo estava o Microsoft Cloud for HealthCare, para mais informações confira todo o conteúdo em youtu.be/oPwuHMDnTgA

Marcelo Goberto de Azevedo

Arquiteto na GFT Brasil

//marcelogoberto.com.br